EUROPEU HÓQUEI FEMININO - 10 GUERREIRAS A REPRESENTAR 10 MILHÕES



 10 Guerreiras a representar 10 Milhões!

Está já aí ao virar da página uma nova história por escrever. Na Mealhada, entre os próximos dia 8 e 13 de Outubro, iniciar-se-à uma batalha com dez guerreiras numa frente de batalha com 10 milhões de apoiantes!

Com o Europeu a chegar, é altura de olharmos individualmente às selecionadas de Carlos Pires para este evento. Com apenas duas atletas dos 'quadros' do OK Porto, ficamos também a conhecer um pouco mais da nossa seleção.

Rute Jorge - CH Carvalhos - Numa convocatória com dez atletas, são apenas duas as selecionadas para a posição de guarda-redes. Rute Jorge surge neste lote de Carlos Pires após uma época de grande qualidade realizada no CH Carvalhos. Vice campeã nacional e finalista vencida da Taça de Portugal, Rute Jorge foi um elemento importante na trajetória do Carvalhos para os resultados obtidos na época que agora terminou. Ajudou ainda a sua equipa a terminar o campeonato com a 2º melhor defesa.

Maria Vieira - SL Benfica - Uma das quatro atletas chamadas à convocatória que representam as campeãs nacionais. Maria Vieira, habitual titular da equipa do Benfica, ajudou o seu clube a chegar uma vez mais à vitória no campeonato e também da Taça de Portugal. O Benfica sofreu apenas 10 golos em 14 jogos, o que atesta muito da qualidade da sua produção defensiva. A desilusão passou apenas pela final da Liga Europeia, onde o Benfica cedeu perante as espanholas do Gijón.

Ana Ferreira - Stuart Massamá - É tempo agora da primeira de duas atletas do Massamá a serem representadas na nossa seleção. Ana Ferreira, com 20 golos no campeonato, será mais uma seta apontada às defensivas adversárias. Depois de conseguir o 4º lugar com o Stuart no campeonato nacional, fica na memória a excelente prestação na Liga Europeia onde foram apenas eliminadas, já na final a quatro, pelas futuras campeãs do Gijón.

Beatriz Figueiredo - AA Coimbra - De Coimbra chegam-nos duas atletas. E porque nunca é demais dar umas lições às adversárias, a Beatriz chega a este Europeu como peça importante na época da Académica. Terceiro lugar no nosso campeonato, os 23 golos apontados pela 'Briosa' foram certamente importantes para a classificação final da equipa de Coimbra.

Inês Vieira - SL Benfica - De Lisboa chega-nos mais uma selecionada, também ela do Benfica. Inês Vieira traz preponderância e ponderação para a nossa seleção. Tal como as suas companheiras de clube, teve uma época quase de sonho, que apenas o Gijón conseguiu parar. Com 19 golos na nossa liga, ajudou o Benfica a renovar a colocar mais um troféu no seu museu.

Margarida Florêncio - AA Coimbra - Tal como a Beatriz, a Margarida vem de Coimbra com uma série de aulas guardadas para ensinar às suas adversárias. Foram 21 os golos marcados numa época onde a Académica chega ao 3º lugar do campeonato. Mais do que os ensinamentos da Cidade Universitária, Margarida será mais uma aluna pronta para ajudar Carlos Pires.

Maria Sofia Silva - SL Benfica - Ora se para o OK Porto teremos apenas duas atletas a representar o nosso hóquei, a Maria Silva só não faz parte desse lote porque nos deixou para a capital do país. Depois de uma época sensacional no Carvalhos, Maria Sofia Silva leva na bagagem para a Mealhada, 68 golos apontados no nosso campeonato e que lhe valeram também uma transferência para as campeãs nacionais. Será uma das armas portuguesas apontadas às redes adversárias.

Marlene Sousa - SL Benfica - Unanimemente reconhecida como uma das melhores atletas da atualidade na modalidade, Marlene Sousa será a carta de apresentação de Portugal à Europa. 90 golos marcados no campeonato, vitória na Taça e presença na final da Liga Europeia, fazem desta atletas um dos nomes mais reconhecidos a nível europeu. Aqui, mais do que o peso dos números, trata-se aproveitar o peso da qualidade que tem na Marlene o espelho de toda a seleção.

Renata Balonas - CH Carvalhos - Tal como Rute Jorge, a Renata chega à Mealhada depois de uma época positiva em Vila Nova de Gaia. Com 11 golos apontados no campeonato, passará o trabalho de Renata por agilizar os movimentos ofensivos de Portugal e ajudar a cortar pela raiz qualquer problema criado pelas adversárias.

Sofia Moncóvio - Stuart Massamá - De Massamá e à boleia da Ana Ferreira, chega-nos também a Sofia. São 15 os golos na bagagem que vem também cheia de capacidade defensiva e de organização. Numa época em que o Massamá conquistou o 4º lugar, Sofia foi uma das atletas regularmente utilizadas pelo histórico clube do panorama português.

10 selecionadas mas seremos 10 milhões a reconhecer o vosso trabalho, o vosso esforço e, ainda que com os patins assentes em solo firme, que possamos festejar no final!

Foto: FPP
Dados Estatísticos: www.hoqueipatins.pt

Comentários