quarta-feira, 14 de agosto de 2019

1ª DIVISÃO - FC PORTO EM FOCO


Primeira Divisão - FC Porto em foco

Depois da análise feita à AD Valongo, passo agora para o FC Porto, campeão em título, que terá uma das mais desafiantes épocas dos últimos tempos.

Campeão em título e finalista vencido da Liga Europeia, o FC Porto parte para a nova temporada com um enorme desafio pela frente. Guillem Cabestany viu partir peças importantes da sua equipa e terá agora à sua disposição um conjunto de jogadores que acabam por fugir um pouco à linha orientadora dos últimos anos.

Depois de algumas épocas onde os 'dragões' apostaram numa equipa maioritariamente portuguesa, surge aqui uma troca no modelo de gestão da equipa onde se irão incorporar maioritariamente atletas estrangeiros.

As saídas são contudo o principal ponto de destaque deste FC Porto. Hélder Nunes e Nélson Filipe, dois históricos dos azuis e brancos estão de saída acompanhados por Telmo Pinto e Carles Grau que também eles deixaram uma marca importante no legado do FC Porto. São quatro peças que, pela sua importância e antiguidade, colocam uma pressão adicional sobre os atletas que os virão a substituir.

Por outro lado, o FC Porto parece ter conseguido obter boas opções no mercado. À cabeça, Carlo Di Benedetto, o francês que esteve em bom plano no Mundial de Barcelona, parece ser o reforço em quem se depositam maiores esperanças de sucesso. Com Carlo chegam também Xavi Maillán e Sergi Miras, todos eles do Liceo. O FC Porto parece assim garantir com estas entradas a experiência necessária para colmatar as fortes saídas.

Adicionalmente, e porque o FC Porto viu partir as suas duas referências da baliza, chega também Tiago Rodrigues, jovem da AD Sanjonense a quem se prevê um futuro brilhante. Tendo como companheiro de posição Xavi Maillán, Tiago terá aqui uma oportunidade de ouro para crescer e aproveitar todo o conhecimento e oportunidades que forem surgindo. 

Da época anterior transitam Reinaldo Garcia, Rafa, Poka, Gonçalo Alves, Cocco e Hugo Santos, todos eles já com um conhecimento alargado do clube e, principalmente, do hóquei português.

Guillem terá assim aqui o desafio de voltar a formar um grupo de trabalho forte para fazer frente a Oliveirense, Sporting e Benfica que continuam com plantéis de grande qualidade e que, há partida, terão menos saídas e entradas do que o FC Porto. Será por isso mais um desafio para o treinador catalão que terá como principal missão, a revalidação do título de campeão nacional.

A 5 de Outubro, em Coimbra, FC Porto e Oliveirense têm o primeiro teste oficial da época, altura em que se defrontam para a Supertaça de Portugal.

Bruno Machado - OK Porto
Foto: Mpx Sports - Afonso Ferraz
Dados de Transferências - www.hoqueipatins.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.