sábado, 13 de julho de 2019

PORTUGAL E ARGENTINA - HÁ CONTAS POR ACERTAR DESDE 1995


Portugal e Argentina - Um Duelo com Contas por Ajustar 

Portugal e Argentina defrontam-se amanha em Barcelona para a final do Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins. Com os dois países a conquistarem o acesso a esta final, viajamos agora no tempo para descobrir o único confronto entre as duas selecções em finais de mundiais.

Numa competição que se disputa desde 1936, na altura em Estugarda na Alemanha, Portugal é o segundo país com mais títulos conquistados. São 15 no total, superados apenas pelos 17 de Espanha. Já a Argentina é detentora de 5 títulos de campeão, entre os quais está um, precisamente frente a Portugal.


Decorria o ano de 1995 quando, na cidade de Recife no Brasil, se iniciava mais uma edição do Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins. Portugal chegava ao Brasil como campeão do Mundo, depois de ter conquistado em 1993, em Itália, mais um título. Já a Argentina, trazia desse mesmo Mundial um terceiro lugar.

Em Recife, Portugal viria a conseguir chegar à final depois de conseguir passar uma fase de grupos onde contou por vitória todos os jogos da fase de grupos. Argentina, Brasil, Angola, Holanda e Andorra foram os adversários derrotados pela nossa selecção.


Já os Argentinos, inseridos no mesmo grupo de Portugal, cederam apenas uma derrota, precisamente contra a nossa selecção, tendo vencido todos os restantes encontros deste Grupo A.

Chegava assim a fase final deste Mundial em Recife, com Portugal a conseguir um lugar categórico na final. Primeiro eliminando a Alemanha nos Quartos de Final e o Brasil, equipa da casa, nas Meias Finais, marcando assim encontro com a Argentina na final.


Por outro lado, a Argentina passa duas eliminatória muito complicadas, vencendo nos Quartos de Final a Itália e nas Meias Finais a Espanha, em dois jogos muito disputados.

Esperava-se por isso uma final de grande nível mas acabou por ser a Argentina a superiorizar-se a Portugal em grande estilo. Uma vitória por 5-1 deu à Argentina o seu 4º triunfo em Mundiais dos 5 que já conquistou. Nesta final, marcaram para a Argentina Salinas, Allende, Velásquez, Paez e Roldan enquanto que para Portugal marcou Rui Lopes.

Foi desta forma que a Argentina venceu Portugal em Recife, naquela que foi, até este ano, a única final do Mundial disputada entre os dois países. 

Amanha abre-se uma nova oportunidade de escrever história, altura em que Portugal e Argentina irão subir à pista do Palau Blaugrana, casa do Barcelona, para decidir quem será o campeão da edição de 2019 dos World Roller Games!

Foto: António Lopes
Dados: Wikipédida

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.