EUROPEU FEMININO - PORTUGAL VENCE ITÁLIA!


Portugal vence Itália por 5-0!!

E aos 4º dia de competição, as nossas portuguesas somam novo triunfo! Desta vez a adversária era a selecção italiana, que procurava assim bater Portugal em mais um jogo deste Europeu da Mealhada.

Com Maria Vieira, Ana Ferreira, Marlene Sousa, Inês Vieira e Maria Sofia Silva no 5 inicial escolhido por Carlos Pires, Portugal procurava assim chegar ao 4º triunfo consecutivo na prova e colocar-se no primeiro lugar, bem junto à selecção espanhola.

Do outro lado Massimo Giudice escolhia Veronica Caretta, Giulia Galiassi, Pamela Lapolla, Erika Ghirardello e Elena Tamiozzo para o 5 inicial. A Itália, no 3º posto, procurava assim vencer Portugal para ainda poder sonhar com uma boa classificação neste Europeu.

Numa primeira parte bastante difícil para ambas as selecções, e com um cartão azul para Ana Ferreira logo nos primeiros instantes, Portugal teria de lutar bastante para conseguir vencer a sua adversária. Elena Tamiozzo viria a falhar o livre dirceto consequente do cartão azul e, mais tarde, também Marlene Sousa viria a falhar um livre directo que surgia devido a um cartão azul mostrado a Elena.

Foi apenas aos 16 minutos, quanto Portugal ainda estava em vantagem numérica devido ao cartão azul mencionado anteriormente que Maria Sofia Silva dava consequência aquele que tem sido um excelente Europeu para a atleta que se transferiu do CH Carvalhos para o Benfica. Estava feito o 1-0 para Portugal e aberto o marcador na Mealhada.

Já com 22 minutos jogados na primeira parte surge novo golo para a selecção nacional, que vinha já merecendo esta vantagem. Inês Vieira colocava assim a nossa selecção com uma vantagem de 2-0, resultado muito importante para a segunda parte que se aproximava a passos largos.

Há semelhança do que havia sucedido ontem frente à França, Portugal abre esta segunda parte praticamente a marcar. Uma vez mais Maria Sofia Silva a bater Veronica Caretta, fazendo assim o seu 2º golo no jogo e o 3-0 para as nossas guerreiras. Portugal estava assim numa posição bem mais confortável neste jogo.

Perante uma Itália claramente superior às anteriores adversárias, foi com naturalidade verificar a resposta por parte da Itália, que ia procurando criar perigo junto de Maria Vieira. Portugal tentava também responder, e ia criando algumas situações para aumentar a margem de vantagem que já detinha nesta altura.

Foi apenas aos 17 minutos desta segunda parte que Portugal avolumou o seu resultado, quando Ana Ferreira balança a rede italiana, marcando o seu primeiro golo na partida e fazendo o 4-0 para Portugal. Era nesta altura um resultado justo para o que as nossas guerreiras iam fazendo no ringue.

Num jogo arbitrado pela dupla espanhola composta por Alberto Veiga e Daniel Villar, as equipas marcavam nesta fase 8 faltas para cada lado.

E foi já a 5 minutos do final da partida que Portugal colocou um ponto final na partida e também no resultado. Penalidade a favorecer a selecção portuguesa sendo chamada a marcar Ana Ferreira que não se fez de difícil batendo Veronica pela 5ª vez, fazendo assim o 5-0, resultado com que chegaríamos ao final da partida.

Num jogo bem disputado e com a Itália a dar uma réplica muito interessante, os dados estatísticos foram também claros nos números, denotando equilíbrio entre as duas equipas. Contudo, Portugal acabou por ser mais eficaz e demonstrar a sua capacidade técnica para vencer as italianas e continuar a trilhar o seu caminho neste Europeu!

Amanha segue-se a Suíça, em jogo agendado para as 21h, já com a presença do OK Porto na Mealhada!

Parabéns guerreiras!!

Comentários