EUROPEU FEMININO - PORTUGAL VENCE FRANÇA!


Portugal vence França por 8-2 no Campeonato Europeu!

Depois das vitórias frente a Inglaterra e Alemanha, Portugal partia para este terceiro jogo com a mesma ambição, renovada apenas com a vontade de voltar a vencer.

Ao terceiro jogo surgia a selecção francesa que, tal como a Alemanha, iria colocar dificuldades acrescidas para as nossas guerreiras.

Com Maria Vieira, Ana Ferreira, Marlene Sousa, Inês Vieira e Maria Sofia Silva, Portugal encontrou do outro lado uma selecção francesa com Flora, Vanessa Daribo, Julie Lafourcade, Emilie Loboyrie e Tatiana Malard.

Com Daniel Villar e Alberto Veiga, árbitros espanhóis, foi a selecção francesa a chegar ao primeiro golo da noite, com um remate certeiro de Emilie Laboyrie, alertando desde logo as hostes portuguesas. Contudo, Portugal reagiu bem perante uma selecção francesa que vinha de vitórias sobre a Alemanha e Inglaterra, e através de Maria Sofia Silva, depois de um bom trabalho de Marlene, a nossa seleção chega assim ao empate no jogo. 1-1 era o resultado na Mealhada aos 10 minutos de jogo na Mealhada.

Reagiu bem a equipa portuguesa que pareceu mais liberta depois do golo do empate, partindo assim para uma boa fase do jogo onde acaba por chegar a uma vantagem de dois golos num curto espaço de tempo. Primeiro com Marlene Sousa e depois com Sofia Moncóvio, levando Portugal a passar para o 3-1 no marcador, um resultado que certamente agradava mais ao treinador Carlos Pires. Do lado francês, Stephane Harin tentava incentivar a sua equipa para continuar a boa prestação dos primeiros minutos.

Até ao final da primeira parte, destaque para a boa réplica dada pelas francesas, com alguns remates perigosos para Maria Vieira. ainda assim foi a selecção nacional com um remate de meia distância que teve tanto de forte como de colocado da autoria de Inês Veira. Estava assim aumentada vantagem para Portugal, que chegava ao intervalo a vencer por 4-1!

Iniciava-se assim a segunda parte da mesma forma que havia terminado a primeira. Jogada rápida de Marlene Sousa, que parte decidida para a baliza contrária e assiste Ana Ferreira para o 5-1 para Portugal. A França era assim surpreendida nesta entrada forte de Portugal. Recordo no entanto que a frescura fisica francesa podia estar condicionada pois as francesas haviam jogado na manha de hoje onde venceram a Alemanha por claros 8-0.

Pouco depois, penalidade assinalada à França por falta sobre Ana Ferreira na área francesa e Marlene Sousa, chamada à conversão, envia a bola ao poste que vem depois caprichosamente ter com a portuguesa de novo que desta vez não vacilou e fez o 6-1 para Portugal. Melhor entrada era impossível para esta 2ª parte!

Seguiu-se uma fase um pouco desconcertante no jogo, com a França a errar muito no ataque e com Portugal também a não conseguir jogar da melhor forma. Algumas precipitações deram, ainda assim, novo golo para a selecção portuguesa com Margarida Florêncio, a dois tempos, a fazer o 7-1 para Portugal. Era esta a reacção das nossas guerreiras perante uma selecção francesa que havia começado, recordo, o jogo a vencer.

A 9 minutos do final da partida, cartão azul mostrado a Margarida Florêncio, que levava a França para a marca de livre directo. Julie Lafourcade chamada à conversão não consegue bater a guerreira Maria Vieira, mantendo-se Portugal a jogar em inferioridade numérica durante os 2 minutos seguintes. Passa assim Portugal por esta penalização de forma tranquila, mantendo o resultado igual nesta fase final da partida.

A 5 minutos do final da partida entra no ringue a nossa Rute Jorge, para realizar os últimos minutos desta partida, substituindo na baliza Maria Vieira.

Até ao final da partida, destaque ainda para o golo de Marlene, que novamente com um apontamento técnico interessante, volta a agitar as redes francesas, fazendo o 8-1 para Portugal. Numa recuperação de bola, a velocidade da portuguesa voltou a fazer a diferença. Destaque ainda para uma boa defesa de Rute Jorge, já na fase final do jogo, a um remate de Vanessa Daribo.

Já nas últimas décimas da partida, Vanessa Daribo faz o 2º golo da França, colocando assim um ponto final na partida. Portugal vencia assim a França por 8-2, colocando-se em posição cimeira da tabela, logo atrás da Espanha mas com menos um jogo. 

Amanha, pelas 21h é altura de Portugal defrontar a Itália, para mais um jogo deste Campeonato Europeu na Mealhada!!

Parabéns guerreiras!!

Comentários