REFLEXÃO SOBRE A CONVOCATÓRIA DA SELEÇÃO DE SUB-17

Reflexão sobre a convocatória para o estágio final da seleção de sub-17.

Ponto prévio - A reflexão aqui feita é meramente factual e estatística. Não tenho qualquer conhecimento interno nos clubes indicados nesta publicação.

No dia de ontem, a Federação Portuguesa de Patinagem divulgou a lista final de atletas que irão integrar o estágio de sub-17, tendo em vista a participação no Campeonato da Europa.

Desde logo ao olharmos para as escolhas verificamos a presença de cinco atletas do FC Porto, cinco atletas da AD Valongo, um atleta do Gulpilhares, dois do Sporting CP e um atleta do SL Benfica.

Desde logo salta à vista a ausência de atletas do HC Penafiel. Vejamos: O Penafiel foi vice campeão nacional, tendo lutado até à última jornada por chegar ao primeiro lugar. O fruto de todo esse trabalho resulta na não convocação de qualquer atleta para a seleção nacional.

Não obstante a qualidade inequívoca dos selecionados, não teria também algum jogador do HC Penafiel qualidade para estar presente no estágio?

Presente na Zona Norte B do Campeonato Nacional, o Penafiel conseguiria alcançar o primeiro lugar nesta fase com apenas uma derrota. Com equipas como Oliveirense, Infante Sagres, FC Porto/Dragon Force, Sanjoanense e Fânzeres. 

Seguia-se a fase apenas com a Zona Norte, onde em conjunto com Valongo, Barcelos e Sanjoanense, o Penafiel volta a ser primeiro classificado não sofrendo qualquer derrota.

Seguia-se então o sonho. Fase Final do Campeonato Nacional de Sub-17, com o Penafiel a ter pela frente o Benfica, Sporting e o Valongo. Nesta fase, o Sporting acabaria por ser mais forte, conquistando o título, precisamente em Penafiel e apenas na última jornada da competição. 

José Cancela do HC Penafiel, com 34 golos, foi o segundo melhor marcador do Campeonato Nacional e também André Gomes com 27 golos, ambos ficaram no top 5 dos melhores marcadores.

É por isso de notar a ausência de atletas do HC Penafiel desta convocatória, depois de uma época que, como constatado acima, foi verdadeiramente fantástica.

Qual o motivo para a ausência de atletas vice campeões? Existe alguma informação adicional que não seja do conhecimento público que justifique esta opção da Federação e seus técnicos?

Ou este estágio é meramente de observação e a convocatória final irá englobar outros atletas? Só dessa forma se poderá perceber que, dos 5 melhores marcadores da época, nenhum está selecionado para este estágio.

Para refletir...

Comentários

  1. Amigo, esta selecção de sub-17 é para atletas nascidos em 2002 ou anos posteriores. Assim sendo, este jovem de que fala, que é de 2001, não pode participar. É bom estarmos na posse de todos os dados para podermos reflectir.

    ResponderEliminar
  2. Faço minhas estas palavras. Nenhum atleta sub-17 de 2°ano pode ir à seleção de sub-17 como pode ver pela convocatoria. O motivo pelo qual se integram jogadores de sub 15

    ResponderEliminar
  3. Não quero acreditar que este artigo tivesse sido encomendado!!!

    ResponderEliminar

Publicar um comentário